Qualificação

A defesa de qualificação é um requisito obrigatório para todos os estudantes de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Biologia Animal. Essa etapa deve ocorrer dentro do prazo estabelecido no Regulamento do programa, ou seja, até o 12º mês para o mestrado e até o 24º mês para o doutorado após o ingresso. 

As diretrizes para o exame de qualificação estão detalhadas no Artigo 25 para o mestrado e no Artigo 26 para o doutorado do Regulamento do PPG BioAni. 

É recomendável que os estudantes leiam atentamente esses artigos para compreenderem as normas e exigências específicas relacionadas ao processo de qualificação. 

O agendamento da qualificação deve ser realizado pelo estudante com pelo menos 30 dias de antecedência, conforme procedimento estabelecido. Para isso, o estudante deve enviar por e-mail para a Secretaria (ibpos@unb.br) os seguintes documentos: 

(1) Formulário de marcação de Qualificação 

(2) Formulário de Banca de Qualificação  

(3) Curriculum lattes dos examinadores externos ao PPG BioAni 

(4) Projeto de Qualificação 

(5) Histórico Escolar do aluno (aluno deve baixar do SIGAA) 

(4) Dados para SIGAA com pelo menos 30 dias de antecedência, e seguir as orientações abaixo: 

​ 

-Formulário de Marcação de Qualificação  

CONFIRA SE PREENCHEU TODOS OS CAMPOS DO FORMULÁRIO!!! 

-Dados para SIGAA   

ANTES de enviar a sua solicitação de defesa de Qualificação confira o seguinte Checklist: 

• A unidade do SEI que os membros internos (professores da UnB) têm acesso e que deve ser informada no formulário; para que seja disponibilizado para assinatura do Relatório; 

• O discente e todos os membros externos (mesmo os vinculados ao Programa de Pós-Graduação) devem fazer o cadastro como USUÁRIOS EXTERNOS no SEI, seguindo o passo a passo clicando aqui (esse passo a passo deve ser enviado pelo discente ao membro externo – informando que este cadastro é feito uma única vez para participação em todas as bancas); 

​ 

• Os currículos Lattes (em pdf) dos membros externos devem ser anexados ao email.  

Dúvidas adicionais:  entrar em contato com a Secretaria em ibpos@unb.br

NORMAS PARA PADRONIZAÇÃO DO DOCUMENTO DE QUALIFICAÇÃO 

A qualificação de projeto de dissertação/tese representa uma etapa obrigatória para a obtenção do título de mestre e doutor da/o discente matriculada/o no PPG  
BioAni. 

Nesta etapa, a/o discente deve apresentar seu projeto desenvolvido, bem como os resultados e discussão preliminares, resultados do andamento do projeto. 

​ 

O formato do documento é livre, no entanto, recomendamos que contenha aos menos: 

Capa (Inclui título da dissertação/tese, nome da/o discente, nome da/o orientadora/or, nome da/o coorientadora/or (se houver), matrícula, mês e ano de ingresso, cidade e data);    

Resumo do trabalho e palavras-chave (quantidade 6): O resumo deve conter resultados preliminares e discussão preliminar; 

-Abstract do trabalho com keywords (quantidade 6): O abstract deve conter resultados preliminares e discussão preliminar;     

-Introdução; 

-Material e Métodos; 

Resultados e Discussão Preliminar (podem ser tópicos distintos)* 

– Próximas atividades: Aqui a/o discente deve descrever as próximas etapas de desenvolvimento do projeto, mencionando quais etapas devem ser cumpridas para a conclusão do trabalho;     

-Lista de Referências Bibliográficas

-Cronograma de realização de atividades até a defesa da dissertação/tese, indicadas por semestre;     

-Anexos (se houver) 

*Na seção de resultados preliminares a/o discente deve apresentar os resultados das atividades já realizadas até o momento, podendo incluir tabelas, gráficos, figuras, resultados de análises preliminares, etc. 

​ 

Uma sugestão de formatação para o documento: 

– Redigir em páginas de formato A4 (210 x 297 mm), orientação vertical, usando-se fonte Arial/ Times New Roman de tamanho 12, em espaçamento de 1,5 linhas, com alinhamento justificado nos lados direito e esquerdo, em coluna única, respeitadas as margens 2,5 cm em todos os lados. 

– Notas de rodapé, legendas, referências bibliográficas e ficha catalográfica devem ser em espaçamento simples. 

– Ilustrações (figuras, gráficos, tabelas, diagramas etc.) podem ser dispostas na página em posição horizontal se necessário, apresentando resolução de imagem com qualidade suficiente para avaliação pela banca, mas que não sobrecarreguem ou expandam excessivamente o tamanho final do arquivo.  

– As legendas das tabelas e quadros são colocadas acima dos mesmos, em fonte menor tamanho 11, enquanto as das ilustrações são colocadas abaixo destas, em fonte menor 11. 

Não há indicação de número mínimo ou máximo de páginas. 

O texto pode ser escrito em inglês ou português, podendo também, se desejado, ser dividido em capítulos. 

No caso de qualificações que optem por dividir o documento em capítulos, é necessário seguir todos os itens mencionados acima para cada capítulo (resumo, abstract, etc). No caso de somente haver resultados preliminares para um dos capítulos, a seção resultados preliminares pode ser unida à seção de Próximas atividades, mencionando quando as mesmas serão realizadas. 

A formatação de citações deve ser feita em ordem alfabética, sendo a escolha das normas padronização de referências a critério da/o discente e orientadora/or, desde que sejam realizadas no sistema autor-data e apresentem padronização coesa. 

Pular para o conteúdo