TRANCAMENTO GERAL DE MATRÍCULA
Os seguintes documentos devem ser enviados para a secretaria (ibpos@unb.br), solicitando a criação do processo SEI para o trancamento.
OBS: confira o preenchimento correto e faça um check list antes de enviar!
1- Formulário de Trancamento Justificado e assinado, em que o aluno deverá preencher seus dados e no item 2 selecionar “trancamento geral de matrícula” e escrever ao lado o semestre ao que se refere o pedido
2- Histórico Escolar do discente emitido pelo SIGAA
3- Carta do orientador, expondo que está de acordo com o trancamento (conforme CEPE 080/2021)
4- Carta do aluno com exposição de motivos e justificativa para Trancamento. Pode usar o modelo de Formulário de exposição de motivos (Clique aqui)
5- Comprovação do impedimento involuntário do(a) discente. Se por motivo de saúde: atestado médico, relatório médico, outros documentos médicos, etc.; se por motivo de maternidade: certidão de nascimento do(as) filho(as) da discente
6- Regulamento atual PPG BioAni
7- Resolução CEPE 080/2021 (Ou mais atual)
Será necessária a aprovação da Comissão do PPG em Reunião e parecer de trancamento assinado pela Coordenação.
TRANCAMENTO EM DISCIPLINA
Confira o prazo para trancamento/Retirada de disciplina no site do SAA ou clicando aqui (LINK).
Se a solicitação ainda estiver no prazo de trancamento/retirada do semestre letivo indicado pelo SAA, basta enviar solicitação de trancamento diretamente para a secretaria em ibpos@unb.br com os seguintes documentos:
1- Formulário de Trancamento Justificado e assinado
2- Histórico Escolar do discente emitido pelo SIGAA
3- Carta do orientador, expondo que está de acordo com o trancamento (conforme CEPE 080/2021)
4- Carta do aluno com exposição de motivos e justificativa para Trancamento. Pode usar o modelo de Formulário de exposição de motivos (Clique aqui)
5- Comprovação do impedimento involuntário do(a) discente. Se por motivo de saúde: atestado médico, relatório médico, outros documentos médicos, etc.; se por motivo de maternidade: certidão de nascimento do(as) filho(as) da discente
6- Regulamento atual PPG BioAni
7- Resolução CEPE 080/2021 (Ou mais atual)
- Caso deseje solicitar o trancamento fora do período indicado pelo calendário do SAA, leia abaixo:
Segundo resolução CEPE 098/2020:
“Art. 30. O Trancamento de Matrícula em Disciplina deverá ser encaminhado à SAA pelo/a Coordenador/a do PPG mediante parecer circunstanciado do/a orientador/a da/o discente e aprovação da CPG.”
Portanto, o orientador deve enviar uma carta datada e assinada incluindo nome do(a) discente, matrícula, CPF, nome da disciplina e justificativa circunstanciada que justifique o trancamento. Enviar também o histórico escolar.
Será necessária a aprovação da Comissão do PPG em Reunião e parecer de trancamento assinado pela Coordenação.
Em caso de licença maternidade, consulte também a Resolução CPP 03/2023 (clique aqui)
DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO
Documentos necessários a serem preenchidos pelo(a) discente:
1- Formulário de Solicitação Geral
2- Formulário de Exposição de Motivos
Documentos para anexar:
1- Histórico Escolar
Após preenchidos, encaminhar todos os documentos para o e-mail da Secretaria (ibpos@unb.br) com cópia para a Coordenação (bioani@unb.br) com o Assunto: “Solicitação de Desligamento Voluntário”. No corpo do e-mail, informar nome completo do(a) discente, matrícula e CPF.