logo

Sunday 24th of September 2017

Regulamento
RESOLUÇÃO 01/2014 PDF Imprimir E-mail
Escrito por jivago   
Qua, 29 de Outubro de 2014 13:55

RESOLUÇÃO 01/2014 do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal

Regulamenta o credenciamento de orientadores e co-orientadores junto ao Programa de s- graduação em Biologia Animal da Universidade de Brasília

A Coordenação do Programa de s-Graduação em Biologia Animal no uso de suas atribuições regimentais e ouvido o respectivo órgão colegiado e considerando o previsto no Regimento do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal e na Resolução CEPE

091/2004, em reunião ordinária realizada no dia 02/04/2014.

Resolve:

Artigo 1º. O credenciamento de orientadores para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de s-graduação em Biologia Animal será feito por meio da avaliação curricular do candidato.

§ Único. O credenciamento de orientadores junto ao Programa de s-graduação em Biologia Animal pode ser pleno ou especifico e o prazo de credenciamento para cada tipo será de acordo com a Resolução CEPE 091/2004.

Artigo 2º. A solicitação de credenciamento deve ser encaminhada à Coordenação do Programa incluindo os seguintes documentos:

(a)   Formulário de solicitação de credenciamento;

(b)   Carta de encaminhamento contendo as seguintes informações: linhas de pesquisa do programa nas quais pretende atuar e orientar e a relação de disciplinas que pretende oferecer regularmente no programa.

(c)   CV Lattes impresso, completo e atualizado, com indicação da classificação Qualis/CAPES da Área de Ciências Biológicas I dos artigos publicados nos últimos três anos.

Artigo 3º. Para o credenciamento como orientador no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal o candidato deverá possuir o título de doutor e apresentar produção científica significativa na área de Ciências Biológicas I da CAPES.

§ 1º. Para o credenciamento no curso de Mestrado o candidato deverá ter computado nos últimos três anos o mínimo de 420 pontos em artigos científicos e/ou patentes conforme a equivalência definida no §3º deste Artigo. Apenas artigos classificados como B1 ou superior serão considerados.

§ 2º. Para o credenciamento no curso de Doutorado o candidato deverá ter computado nos últimos três anos o mínimo de 420 pontos em artigos científicos e/ou patentes conforme a equivalência definida no §3º, sendo pelo menos 1 (um) deles publicado em revista cienfica classificada nas faixas A2 no sistema Qualis pela Comissão de área de Ciências Biológicas I da CAPES. Além destas publicações, o orientador deve ter pelo menos 1 (uma) orientação concluída, nos últimos 6 (seis) anos, em nível de Mestrado ou Doutorado.

§ 3º. Pontuação dos artigos será mensurada conforme a classificação Qualis/CAPES, área de Ciências Biológicas I: A1 = 100; A2 = 85; B1 = 70.

§ 4º. Será estendido o credenciamento para o nível de Mestrado para o orientador credenciado no nível de Doutorado.

§ 5º. Para credenciamento pleno no nível de Doutorado, o orientador de mestrado junto ao Programa de Pós-graduação em Biologia Animal deverá ter ministrado, em média, pelo menos uma disciplina por ano dentro das disciplinas cadastradas no Programa.

Artigo 4º. Poderão ser credenciados orientadores específicos para atender às necessidades de orientação de um determinado aluno, quando na linha de pesquisa do aluno não houver orientador pleno disponível para orientação, à vista de justificativa da Comissão de s- Graduação, respeitando o disposto nos Artigos 1º, 2º e 3º desta Resolução.

 

§ 1º. Os requisitos para credenciamento do orientador específico são os mesmos do que para o orientador pleno.

§ 2º. O orientador específico para nível de mestrado ou doutorado deve estar obrigatoriamente vinculado a Instituição sediada no Distrito Federal.

§ 3º. O orientador específico não poderá ter mais que 1 (um) orientando(a) em cada nível ao mesmo tempo.

§ 4º. O orientador específico deverá ministrar pelo menos uma disciplina a cada dois anos dentro das disciplinas cadastradas no Programa.

Artigo 5º. O credenciamento de co-orientadores deverá ser encaminhado pelo candidato, mediante solicitação circunstanciada do orientador, detalhando a participação do co- orientador no projeto de pesquisa, que será analisada pela Comissão de s-Graduação.

§ 1º. Para credenciamento, o co-orientador deverá atender aos mesmos critérios estabelecidos no parágrafo 2º ou 3º do Artigo 3º, quando se tratar de mestrado ou doutorado, respectivamente.

§ 2º. O co-orientador não substitui de forma automática o orientador em suas funções regimentais específicas.

Artigo 6º. O recredenciamento de orientadores plenos deverá ser solicitado com pelo menos

6 (seis) meses de antecedência do fim do prazo de credenciamento e os requisitos serão os mesmos para o credenciamento inicial, sendo que pelo menos 50% da produção exigida deve ter a participação de discentes do Programa. Além desses requisitos, o orientador deve ter ministrado, em média, pelo menos uma disciplina por ano dentro das disciplinas cadastradas no Programa.

Artigo 7º. Os casos excepcionais serão apreciados pelo Colegiado do Curso de s- graduação em Biologia Animal.

 

Artigo 8º. A presente resolução entra em vigor nesta data e revoga as demais disposições em contrário.

 
Normas PDF Imprimir E-mail
Escrito por jivago   
Seg, 30 de Janeiro de 2012 13:36

 

Resolução do CEPE 91/2004

Regulamenta os programas de pós-graduação da Universidade de Brasília.


Regulamento do PPG Biologia Animal


Resolução 2/2007

Regulamenta a função de vice-coordenador junto ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade de Brasília.

Resolução 01/2014

Regulamenta o credenciamento de orientadores, co-orientadores e orientadores específicos junto ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade de Brasília.

Resolução 02/2009

Regulamenta a abertura de vagas pelos orientadores nos processos seletivos para ingresso de alunos no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade de Brasília.

Resolução 03/2009

Regulamenta a composição de Comissões Examinadoras de defesas de projetos de mestrado e doutorado (qualificação) e de dissertações de mestrado e teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade de Brasília.

Última atualização em Qua, 29 de Outubro de 2014 13:55